Notícias de saúde

Psoríase aumenta risco de aneurisma da aorta abdominal

07 de junho de 2016 (Bibliomed). Pacientes com psoríase podem estar sob um maior risco de um aneurisma da aorta abdominal, de acordo com um estudo publicado na edição on line da revista Arteriosclerosis, Thrombosis, and Vascular Biology.

Pesquisadores da Dinamarca analisaram 59.423 pacientes com psoríase leve e 11.566 pacientes com psoríase grave usando 14 anos de dados de registros em todo o país. Os pacientes foram acompanhados até que tenham sido diagnosticados com um aneurisma da aorta abdominal, morreram, tenham se mudado, ou o estudo tenha terminado.

Os pesquisadores descobriram que os pacientes com psoríase leve eram 20% mais propensos a desenvolver um aneurisma abdominal do que as pessoas sem psoríase. E aqueles com psoríase grave foram 67% mais propensos a desenvolver um aneurisma.

Mais pesquisas são necessárias para explicar os mecanismos causais. No entanto, estes achados reforçam não só a necessidade de tratar os sintomas da doença da pele, mas também uma avaliação periódica dos fatores de risco que estão associados com a evolução das doenças cardiovasculares.

Fonte: ATVBAHA.116.307449. Published online before print April 14, 2016

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários