Notícias de saúde

Dietas para perda de peso melhoram a resposta emocional no diabetes

23 de maio de 2016 (Bibliomed). Entre os pacientes com diabetes mellitus tipo 2 (DM2), as dietas de perda de peso, independentemente da sua composição, melhoram as medidas psicológicas, incluindo depressão, humor e qualidade de vida, segundo um estudo publicado on-line em 23 de março de 2016 na revista Journal of Internal Medicine.

Pesquisadores da Austrália randomizaram indivíduos obesos com diabetes mellitus tipo 2 para consumir tanto uma dieta com restrição de energia, uma dieta isocalórica muito baixa em carboidratos, uma dieta com alto teor de gordura (LC) ou dieta rica em carboidratos com baixo teor de gordura (HC), combinado com um programa de exercício supervisionado (três dias da semana) por um ano.

Os pesquisadores descobriram que a perda de peso global foi de 9,5 kg, mas não houve diferença entre os grupos (P = 0,91 tempo de dieta). Melhorias significativas foram observadas em medidas da depressão, humor e da qualidade de vida relacionados com o diabetes (controle, ansiedade e preocupação, funcionamento sexual, e energia e mobilidade). Medidas de ansiedade e o fardo social do diabetes mantiveram-se inalterados (P ≥ 0,08). Não houve efeito observado entre a composição da dieta e as respostas para os desfechos avaliados (P ≥ 0,22 tempo de dieta).

Fonte: Journal of Internal Medicine. DOI: 10.1111/joim.12501

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários