Notícias de saúde

Alterações cognitivas afetam a fala de pacientes com Doença de Parkinson

04 de maio de 2016 (Bibliomed). Declínios na cognição poderiam ter um impacto maior sobre a capacidade dos doentes com doença de Parkinson para conversar do que a própria deficiência física, de acordo com pesquisa publicada on-line em 16 de março de 2016 na revista Journal of Parkinson's Disease.

Pesquisadores da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, e colegas revisaram 12 estudos que incluíram um total de 222 pacientes com doença de Parkinson. Os pesquisadores descobriram que as deficiências tanto cognitivas e físicas estão associadas com dificuldades da fala, mas que os pacientes com maior declínio cognitivo tiveram maior dificuldade para  conversar.

Segundo os autores, o que essa pesquisa revela é que os terapeutas de fala e linguagem precisam avaliar os problemas cognitivos de pessoas com Parkinson, bem como a sua clareza de voz quando se tentam melhorar a comunicação cotidiana. Pode ser que os pacientes que estão lutando para vir a racionar mais rapidamente necessitem de diferentes estratégias de comunicação para ajudá-los na vida cotidiana.

Fonte: Journal of Parkinson's Disease, vol. Preprint, no. Preprint, pp. 1-10, 2016

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários