Notícias de saúde

Café pode ajudar na prevenção da esclerose múltipla

11 de abril de 2016 (Bibliomed). Indivíduos que consomem cerca de seis xícaras de café por dia tem quase um terço menos probabilidades de desenvolver a esclerose múltipla (MS) do que aqueles que não bebem café, de acordo com pesquisa publicada on-line em 03 de março de 2016 no Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry.

Investigadores suecos do Instituto Karolinska, em Estocolmo analisaram dois grupos de estudo: um grupo sueco, que incluiu 1.620 indivíduos com MS e 2.788 sem a doença, e um grupo norte-americano de 1.159 pacientes com esclerose múltipla e 1.172 adultos livres da doença.

Os pesquisadores descobriram que, em geral, os indivíduos que consumiam em média 0,88 l de café por dia - cerca de seis xícaras padrão - tinham quase um terço menos probabilidades de ter MS do que os não-bebedores. Os resultados foram semelhantes quando os pesquisadores analisaram os hábitos de café de cinco a 10 anos antes de os sintomas da EM se inciarem (ou, para as pessoas sem MS, hábitos de beber café durante esse mesmo período de tempo).

Segundo os pesquisadores, a cafeína, um componente de café, tem propriedades neuroprotetoras, e tem sido demostrada como capaz de suprimir a produção de citocinas pró-inflamatórias.

Fonte: J Neurol Neurosurg Psychiatry doi:10.1136/jnnp-2015-312176

 

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários