Notícias de saúde

Endarterectomia carotídea versus implante de stent tem resultados semelhantes

30 de março de 2016 (Bibliomed). Para os doentes com estenose da artéria carótida, no acompanhamento a curto e a longo prazo, o implante de stent tem resultados semelhantes aos da endarterectomia cirúrgica aberta, de acordo com dois estudos publicados on-line em 18 de fevereiro de 2016 no New England Journal of Medicine. A publicação coincide com anual American Stroke Association's International Stroke Conference, realizada de 17 a 19 de fevereiro em Los Angeles, Califórnia.

Investigadores do Massachusetts General Hospital, em Boston, compararam o implante de stent com proteção contra embolia versus a endarterectomia (retira cirúrgica de placas) da carótida em pacientes assintomáticos com idade entre 79 anos ou mais jovens, com estenose carotídea grave, que não estavam em alto risco de complicações cirúrgicas. Os pesquisadores descobriram que o implante de stent não foi inferior à endarterectomia em relação ao desfecho primário combinado (morte, acidente vascular cerebral ou infarto do miocárdio em 30 dias, ou acidente vascular cerebral ipsilateral dentro de um ano), com taxas de eventos de 3,8 e 3,4%, respectivamente.

Uma equipe da Clínica Mayo, em Jacksonville, Fla., examinou os resultados de acompanhamento de 10 anos para 2.502 pacientes com estenose da artéria carótida que haviam sido aleatorizados para implante de stent ou endarterectomia. Os pesquisadores não observaram nenhuma diferença significativa na taxa do ponto final primário composto (acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio ou morte durante o período periprocedimento ou qualquer acidente vascular cerebral ipsilateral subsequente) entre os grupos (11,8% para o stent versus 9,9% para endarterectomia).

Fonte: The New England Journal of Medicine.    February 17, 2016DOI: 10.1056/NEJMoa1515706 /////February 18, 2016DOI: 10.1056/NEJMoa1505215 Textos completos

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários