Notícias de saúde

Consumo de chocolate causa intoxicação em animais domésticos

24 de março de 2016 (Bibliomed). Na época da Páscoa é difícil resistir às expressões e pedidos dos animais quando querem experimentar um chocolate. Mas o que muitos proprietários não sabem é que, ao invés de fazer um bem para o pet, o consumo de doces trata-se de um hábito perigoso para a saúde.

“Os cães e gatos não podem ingerir chocolate, pois a ingestão do produto poderá provocar diarreia e pancreatite graves, devido ao alto teor de gordura que o alimento apresenta. O sistema digestivo dos pets de companhia não está adaptado a digerir uma grande quantidade de gordura de uma só vez”, alerta o professor do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera de Santo André, Rodrigo Monteiro.

O chocolate possui teobromina, um componente que não é metabolizado pelos cães e gatos durante o processo de digestão, o que pode levar a uma intoxicação. “Dependendo da quantidade ingerida, poderá provocar até mesmo convulsões e outras alterações neurológicas”, explica o médico-veterinário.

De acordo com o professor, até mesmo os chocolates comprados em petshops devem ser fornecidos em quantidade controlada. "Deve-se evitar o excesso, visto que os animais poderão preferir a guloseima que a sua ração. Também poderá causar obesidade e distúrbios gastroentéricos, como vômito e diarreia”, alerta.

O veterinário recomenda oferecer petiscos como ossinhos, bifinhos e até mesmo frutas neutras, como mamão, maçã e banana. “Lembre-se sempre que o intuito do fornecimento destes itens é de apenas bonificar o animal. Jamais poderão substituir a ração comercial. Cães de porte pequeno estão muito propensos a querer trocar o alimento por tais petiscos, por isso a cautela é essencial”, finaliza.

Fonte: HOVET da Anhanguera, press release

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários