Notícias de saúde

Pode haver relação entre asma e aneurisma da aorta abdominal

22 de março de 2016 (Bibliomed). A asma é associada com aumento do risco de aneurisma da aorta abdominal (AAA) e sua ruptura, de acordo com pesquisa publicada on-line em 11 de fevereiro de 2016 na revista em Arteriosclerosis, Thrombosis, and Vascular Biology.

Pesquisadores analisaram dados do Registro Nacional Dinamarquês de Pacientes, um estudo nacional de base populacional, que incluiu todos os pacientes com AAA com ruptura e controles pareados por idade e sexo de portadores de AAA sem ruptura na Dinamarca, no período de 1996-2012, e um subgrupo de participantes de um estudo de base populacional do estudo randomizado de triagem vascular Viborg. A associação entre asma ou doença obstrutiva reversível das vias aéreas e AAA foi avaliada.

Os pesquisadores descobriram que, no Registro Nacional Dinamarquês de Pacientes, o diagnóstico de asma de menos de um ano, ou seis meses foi associado ao aumento do risco de ruptura do AAA. O  uso de broncodilatadores e prescrição de medicamentos antiasmáticos também foram associados com aumento do risco de ruptura do AAA. No ensaio vascular Viborg, o uso de medicamentos anti-asma foi associado com um risco aumentado de AAA antes ou após ajuste para tabagismo, ou outros fatores de risco .

Estes resultados documentam e fornecem novas ligações entre a doença das vias aéreas e AAA, duas doenças comuns que partilham aspectos inflamatórios.

Fonte: ATVBAHA.115.306497. Published online before print February 11, 2016, doi: 10.1161/ATVBAHA.115.306497

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários