Notícias de saúde

Existe relação entre os cânceres da mama e da tireoide

18 de março de 2016 (Bibliomed). Um novo estudo publicado em fevereiro de 2016 na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention indica que a probabilidade de desenvolver câncer de mama ou de tireoide como um tumor maligno secundário se encontra aumentada após o diagnóstico do outro câncer.

Pesquisadores da Universidade de Chicago realizaram uma revisão sistemática e metanálise da literatura para identificar todas as publicações que examinaram a incidência de câncer de mama como uma doença maligna secundária após o diagnóstico de câncer de tireoide, ou câncer de tireoide após o diagnóstico de câncer de mama. Foram identificadas dezenove coortes exclusivas de pacientes com câncer de mama e 18 de doentes com câncer  da tireoide.

Os dados foram analisados ​​para 956.672 pacientes com câncer de mama e 611 cânceres secundários da tireoide, e para 44.879 pacientes com cânceres de tireoide e 5.791 cânceres secundários da mama. Os pesquisadores descobriram que o risco de câncer de tireoide como uma malignidade secundária do câncer de mama seguinte se encontrava aumentado. Além disso, o risco de câncer de mama seguindo-se ao câncer de tireoide também estava aumentado.

Portanto, existe um claro aumento nas chances de desenvolver qualquer câncer de tireoide e de mama como uma doença maligna secundária após o diagnóstico da outra.

Fonte: Cancer Epidemiol Biomarkers Prev February 2016 25; 231

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários