Notícias de saúde

Medicamentos para colesterol podem ser úteis no tratamento da degeneração macular relacionada à idade

16 de março de 2016 (Bibliomed). Medicamentos contendo estatinas, capazes de reduzir o colesterol, em altas doses podem beneficiar pacientes com degeneração macular relacionada à idade (DMRI), segundo pesquisa publicada na revista  EBioMedicine. No estudo, 23 pacientes com DMRI seca receberam uma dose elevada (80mg) de atorvastatina.

Em 10 dos pacientes, drusas sob a retina desapareceram e eles tiveram uma ligeira melhoria na clareza de visão. Normalmente levou-se de um ano a até 18 meses de tratamento para que estes resultados positivos surgissem, relataram os pesquisadores. Eles observaram que as tentativas anteriores de encontrar maneiras de eliminar as drusas sob a retina falharam.

No entanto, descobriu-se que doses intensivas de estatinas têm o potencial para limpar os detritos lipídicos que podem levar a problemas de visão em um subgrupo de pacientes com degeneração macular.

Os autores da pesquisa esperam que este ensaio clínico preliminar promissor seja a base para um tratamento eficaz para milhões de pacientes que sofrem com a DMRI.

Fonte: EBioMedicine. doi:10.1016/j.ebiom.2016.01.033

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários