Notícias de saúde

Ingestão de chocolate por gestantes pode melhorar a saúde da mãe e do bebê

07 de março de 2016 (Bibliomed). As mulheres grávidas que ingerem uma pequena quantidade de chocolate por dia pode m melhorar a saúde circulatória de sua criança por nascer e reduzir o risco de pré-eclâmpsia, sugere um novo estudo. Os resultados foram apresentados na reunião anual da Society for Maternal-Fetal Medicine, realizada de 01 a 6 de fevereiro de 2016, em Atlanta, Estados Unidos.

Pesquisadores canadenses incluíram 129 mulheres no estudo, no período de 11 a 14 semanas de gestação. Todas foram orientadas a consumir 30 gramas de chocolate por dia durante um período de 12 semanas. Metade das mulheres consumiram chocolate com alto conteúdo de flavonoides, enquanto a outra metade recebeu chocolate com baixos flavonoides. Todas foram, então, acompanhadas até à sua data do parto.

Independentemente de qual tipo de chocolate foi consumido, as mulheres tiveram o mesmo risco para tanto pré-eclâmpsia e hipertensão gestacional. O peso da placenta e peso ao nascer também foram os mesmos em ambos os grupos. Da mesma forma, os níveis de circulação do sangue fetal e placentário, bem como a velocidade do sangue no útero, não pareceu ser afetada pela mudança de níveis de flavonoide. No entanto, simplesmente consumir uma pequena quantidade de chocolate - não importa qual o teor de flavonóides - foi associada com melhorias notáveis ​​em toda a circulação sanguínea e medidas de velocidade em comparação com a população em geral.

Isso sugere que há algo sobre o chocolate, além dos níveis de flavonoide, que poderia exercer uma influência positiva sobre o curso da gravidez.

Fonte: 2016 Annual Meeting, Continuous Announcement Scroller, SMFM

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários