Notícias de saúde

Determinadas posições de ioga levam a aumento da pressão intraocular

03 de março de 2016 (Bibliomed). Para os indivíduos com e sem glaucoma de ângulo aberto, a pressão intraocular (PIO) aumenta pouco depois de iniciar exercícios de ioga com posições de cabeça para baixo, de acordo com um estudo publicado online em 23 de dezembro de 2015 pela revista PLOS ONE.

Investigadores do New York Eye and Ear Infirmary de Mount Sinai, em Nova York, realizaram um estudo observacional em centro único, prospectivo, envolvendo dez pacientes com glaucoma primário de ângulo aberto e dez indivíduos sem a doença. Os participantes realizaram quatro exercícios de ioga durante dois minutos cada. A pneumotonometria foi usada para medir a pressão intraocular no início e durante e depois dos exercícios.

Os pesquisadores descobriram que após um minuto depois de assumir a posição de ioga, houve um aumento significativo na pressão intraocular para todas as posições do exercício (P <0,01). Mediu-se o maior aumento da PIO após a posição Chatuspadasana, seguido pelo Uttanasana, o Halasana, e as posições Viparita Kirani. Após dois minutos depois do retorno a uma posição sentada, a PIO caiu para valores basais. O aumento da pressão intraocular não foi significativamente diferente para os indivíduos com glaucoma e aqueles sem (P = 0,813); em média, olhos com glaucoma tendem a ter medidas 2 milímetros Hg mais elevada.

Fonte: PLOS ONE DOI: 10.1371/journal.pone.0144505

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários