Notícias de saúde

OMS declara a epidemia pelo vírus Zika uma emergência de saúde pública mundial

02 de fevereiro de 2016 (Bibliomed). A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou ontem que o recente conjunto de doenças neurológicas e malformações neonatais relatadas na região das Américas constitui uma emergência de Saúde Pública de importância internacional.

Isto vem depois do Comitê de Emergência Regulação Sanitária Internacional ter concordado que existe uma forte suspeita de conexão entre estas alterações neurológicas e a doença do vírus Zika. As alterações neurológicas observadas constituem um "acontecimento extraordinário" e uma ameaça à saúde pública a outras partes do mundo.

“No ano passado, o vírus foi detectado nas Américas, onde ele está agora se espalhando de forma explosiva. Os casos foram relatados em 23 países e territórios da região. O nível de alarme é extremamente elevado. A chegada do vírus em alguns lugares tem sido associada com um aumento acentuado no nascimento de bebês com cabeças anormalmente pequenas (microcefalia) e em casos de síndrome de Guillain-Barre”, disse a diretora geral da OMS, Dra. Margaret Chan.

“Eu estou agora declarando que o recente conjunto de casos microcefalia e outros distúrbios neurológicos relatados no Brasil, na sequência de um conjunto de casos semelhantes na Polinésia Francesa, em 2014, constitui uma emergência Saúde Pública de importância internacional”, completou.

Na semana passada a OMS estimou que cerca de 4 milhões de pessoas seriam infectadas na região. A população brasileira está perplexa e estarrecida.

Fonte: WHO Statement, 1 February 2016

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários