Notícias de saúde

Altas doses de vitamina D podem beneficiar no tratamento da Esclerose Múltipla?

13 de janeiro de 2016 (Bibliomed). Um novo estudo, publicado on-line em 30 de dezembro de 2015 na revista Neurology, reforça a evidência de que a vitamina D poderia beneficiar as pessoas com esclerose múltipla. A EM é causada por um ataque do sistema imune anormal sobre a bainha de proteção que envolve as fibras nervosas do cérebro e da espinha. Isso leva a sintomas como fraqueza muscular, dormência, problemas de visão e dificuldade com o equilíbrio e a coordenação. Tipicamente, os sintomas da EM afloram periodicamente, seguidos por períodos de remissão. Ao longo do tempo, a doença pode causar o agravamento problemas com a caminhada e a mobilidade.

A causa precisa da EM é desconhecida, mas pesquisadores acreditam que envolva uma combinação de vulnerabilidade genética e certos gatilhos ambientais. Uma quantidade inadequada de vitamina D - um nutriente necessário para a função imune normal de defesa do organismo- é considerada um dos suspeitos.

O presente estudo mostrou que doses elevadas únicas - 10.400 UI por dia - reduz a proporção de certas células do sistema imunológico que têm sido implicados no processo da doença EM.
A equipe de pesquisa testou duas doses em 40 adultos com esclerose múltipla. Ao longo de seis meses, um grupo ingeriu 10.400 UI de vitamina D por dia - cerca de 17 vezes a quantidade que o governo dos EUA recomenda para adultos saudáveis ​​(600 UI por dia); o outro grupo usou 800 UI por dia.

No final, apenas o grupo de dose elevada mostrou mudanças na atividade do sistema imunológico. O maior efeito foi uma redução nas células que produzem uma proteína inflamatória chamada interleucina-17.

Ainda é cedo para recomendar estas altas doses de vitamina D no tratamento da EM. Por exemplo, foi demonstrado que a vitamina D pode reduzir os efeitos de uma doença como a EM em camundongos de laboratório.

Fonte: Neurology, online Dec. 30, 2015.

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários