Notícias de saúde

Tabaco com sabor favorece o seu uso entre os jovens

11 de janeiro de 2016 (Bibliomed). Jovens que experimentam o uso de produtos de tabaco são mais propensos a usarem produtos aromatizados, de acordo com os resultados de uma pesquisa publicada 26 de outubro de 2015 no Journal of the American Medical Association.

Os investigadores examinaram os resultados da pesquisa populacional  do  Population Assessment of Tobacco and Health Study para avaliar o uso de produtos do tabaco com sabor entre 13.651 jovens, com idade entre 12 a 17 anos. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de setembro 2013 até dezembro de 2014, pediu-se aos alunos para responder se já haviam usado tabaco antes e também nos últimos 30 dias, incluindo cigarros, e-cigarros, cachimbos de água, charutos, tabaco para cachimbo, todos os tipos de tabaco sem fumaça, tabaco dissolúvel, bidis e kreteks.

Os resultados mostraram que a maioria dos jovens usou primeiramente um produto de tabaco aromatizado, com a percentagem global de produtos aromatizados em 79,8% para o uso de 30 dias de qualquer produto. Na juventude usuária de tabaco, 88,7% dos usuários de narguilé, 81% dos usuários de e-cigarro, 65,4%  dos usuários de charutos e 50,1% dos usuários de cigarro relatam que o primeiro produto que eles usaram foi com algum sabor.

Os autores do estudo destacam que estes resultados confirmam o apelo generalizado de produtos com sabor entre os usuários de tabaco para a juventude. Assim, além de estratégias de controle do tabaco e prevenção continuada de seu uso, os esforços para diminuir o uso de produtos do tabaco com sabor entre os jovens devem ser considerados. A adição de sabores a produtos de tabaco e nicotina os torna atraentes para os jovens e, provavelmente, aumenta as chances de que restes indivíduos virão a usar produtos do tabaco.

Fonte: JAMA. Published online October 26, 2015. doi:10.1001/jama.2015.13802

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários