Notícias de saúde

Brinquedos que fazem mais barulho podem afetar a fala das crianças

07 de janeiro de 2016 (Bibliomed). Uma nova pesquisa sugere que os brinquedos eletrônicos que se acendem, falam ou tocam músicas pode retardar o desenvolvimento da linguagem em crianças. Estes brinquedos caros podem parecer o ideal para o desenvolvimento das mentes, mas pesquisadores da Northern Arizona University disseram ter encontrado exatamente o oposto: quando os brinquedos falam e cantam, os bebês não.

O estudo foi publicado na edição on-line 23 de dezembro de 2015 da revista JAMA Pediatrics.

A pesquisa envolveu 26 pares de pais e filhos com idades entre 10 a 16 meses. Usando equipamentos de áudio, os investigadores gravaram os sons em casas dos participantes.  Cada família recebeu três conjuntos de brinquedos. O primeiro conjunto incluiu brinquedos eletrônicos, tais como um laptop bebê, uma fazenda de falar e um celular bebê. O segundo conjunto continha brinquedos tradicionais, incluindo quebra-cabeças de madeira, uma forma-classificadora e blocos de borracha com fotos. Os participantes também receberam cinco livretos com temas de animais de criação, formas ou cores.

Os brinquedos eletrônicos que falavam, iluminavam e cantavam canções foram menos benéficos para o desenvolvimento da linguagem do que os brinquedos tradicionais ou livros, disseram os pesquisadores. Enquanto as crianças estavam brincando com brinquedos eletrônicos, seus pais falavam menos. Houve também menos trocas verbais entre os pais e seus bebês, e os pais responderam com menos frequência para as crianças. Os bebês também eram menos vocais e produziram menos palavras de conteúdo específico enquanto brincavam com brinquedos eletrônicos barulhentos.

Livros, por outro lado, produziram mais intercâmbios verbais entre os pais e seus bebês, os pesquisadores descobriram.

Estes resultados contribuíram para o grande corpo de evidências que suportam os benefícios potenciais da leitura do livro com as crianças muito jovens. Eles também verificaram que brincar com brinquedos tradicionais podem resultar em interações comunicativas que são tão ricos como aquelas que ocorrem durante a leitura de um livro, segundo os autores da pesquisa.

Fonte: JAMA Pediatrics, News Release, Dec. 23, 2015

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários