Notícias de saúde

Adolescentes que fazem refeições em família têm melhor saúde cardiovascular


04 de janeiro de 2016 (Bibliomed). Uma nova pesquisa sugere que estudantes da nona série que fazem pelo menos uma refeição por semana com um membro adulto da sua família têm menos obesidade, menores níveis de colesterol e pressão arterial mais baixa.

O novo estudo foi apresentado no 2015 Canadian Cardiovascular Congress. A pesquisa se baseou em dados de 14.280 alunos participantes do Niagara Healthy Heart Schools' Program, um programa de rastreio universal no ambiente escolar que mede fatores de risco cardiovascular e fornece educação sobre comportamentos saudáveis para o coração. Os hábitos alimentares, incluindo quantas vezes os adolescentes compravam o almoço na escola, comiam em restaurantes, e comiam em casa com um membro da família, foram avaliados por meio de questionários de frequência alimentar.

Os investigadores descobriram que para os adolescentes que comiam com pelo menos um membro da família, aqueles que o fizeram com uma maior frequência eram mais propensos a serem classificados como tendo um índice de massa corporal mais baixo (IMC) e tinham  melhores índices cintura-quadril, bem como um menor colesterol total, menor colesterol não-HDL e menores níveis de pressão arterial, do que as crianças que comiam sozinhas.

O estudo indicou ainda que o maior benefício foi observado em adolescentes que jantavam com a família de seis a sete vezes por semana, os investigadores relatório.

Fonte: Canadian Cardiovascular Congress; October 24, 2015–October 27, 2015; Toronto, ON. Abstract 506

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários