Notícias de saúde

Assistir a muita TV na juventude pode comprometer o cérebro a longo prazo

30 de dezembro de 2015 (Bibliomed). Adultos jovens que assistem muita TV, e passam mais tempo no sofá do que em atividades físicas, podem acabar pagando por isso, com a diminuição do desempenho mental na meia-idade, sugere uma nova pesquisa.

Os resultados do estudo foram publicados na edição on-line 02 de dezembro de 2015 da revista JAMA Psychiatry.

Para avaliar o impacto da saúde mental a longo prazo de assirtir TV e os hábitos de atividade física, investigadores recrutaram mais de 3.200 homens e mulheres. Os participantes do estudo tinham, em média, cerca de 25 anos quando o estudo começou. A maioria (55%) eram brancos e 57% eram do sexo feminino. Mais de 90% dos voluntários do estudo terminou o ensino médio. Durante o estudo de 25 anos, todos os participantes completaram pelo menos três questionários detalhados de estilo de vida.

Os autores do estudo definiram como sendo grandes espectadores de TV as pessoas que assistiram mais de três horas de TV por dia durante o ano anterior (em pelo menos dois terços dos questionários preenchidos eles). Ainda, os pesquisadores calcularam a atividade física por unidades de exercício. Estas unidades foram medidas usando uma combinação da duração com a intensidade do exercício. Aqueles que tinham pouca atividade física estavam abaixo do número inicial de unidades de exercícios para seu sexo, segundo o estudo.

Capacidade mental foi avaliada por meio de testes que avaliaram as habilidades de memória verbal, e a capacidade e velocidade com a qual os participantes eram capazes de planejar, organizar e executar tarefas mentais.

No final, os pesquisadores verificaram que 11% dos voluntários do estudo eram grandes espectadores de TV. Na meia-idade, os grandes espectadores de TV foram mais propensos a se sair mal na maioria dos testes de função mental, em comparação com espectadores de TV de menor intensidade, segundo o estudo. A única exceção foi a de que grandes espectadores de TV não se saíram pior em termos de memória verbal.

Aqueles cujos níveis de atividade física foi classificada como baixa (cerca de 16% dos participantes) eram significativamente mais prováveis ​​do que aqueles classificados  como grande atividade física, em termos da capacidade de pensar rapidamente e realizar tarefas mentais, segundo o estudo.

E os participantes que eram tanto grandes espectadores de TV  e que faziam pouca atividade física  tiveram até o dobro do risco para um pior desempenho mental na meia idade.

 Fonte: JAMA Psychiatry, Dec. 2, 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários