Notícias de saúde

Exercícios vigorosos diminuem o risco de câncer de próstata fatal

29 de dezembro de 2015 (Bibliomed). O exercício vigoroso, uma dieta saudável e não fumar podem reduzir drasticamente o risco de um homem para o câncer de próstata agressivo, sugere nova pesquisa.

A maioria dos casos de c6ancer da próstata não se espalhou para outras partes do corpo e não são fatais. Para alguns homens, no entanto, a doença é mortal, quando afeta os ossos e outros órgãos. Porém, quase 50% dos casos letais de câncer de próstata nos Estados Unidos seriam evitados se os homens com mais de 60 anos seguissem cinco ou mais hábitos saudáveis.

O novo estudo investigou se hábitos de vida saudáveis ​​poderiam ajudar a proteger os homens de formas agressivas de câncer de próstata. Eles analisaram dados de dois grandes estudos envolvendo mais de 62.000 homens entre 40 e 84 anos. Os homens, que estavam livres do câncer no início da pesquisa, foram seguidos por mais de 20 anos.

Cada participante recebeu um ponto para cada hábito saudável, tais como o exercício vigoroso, uma dieta rica em peixe ou tomates, a ingestão mínima de carne vermelha e baixo índice de massa corporal (IMC). Durante o estudo, foram identificados 913 casos de câncer da próstata mortal. Os pesquisadores observaram, no entanto, os homens que ganhavam cinco a seis pontos por exercício vigoroso ou tinham hábitos de vida saudáveis, ​​tiveram um risco muito menor para a doença - 38% menos em um estudo e 68% menor no outro.

Os investigadores calcularam o risco atribuível à população para homens americanos acima de 60 anos e estimou-se que 34% dos cânceres de próstata letalisseria reduzidos se todos os homens se exercitassem a ponto de suar por pelo menos três horas por semana.

Os resultados foram publicados recentemente no Journal of the National Cancer Institute.

Fonte: University os California news release. Nov 2015.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários