Notícias de saúde

Sonâmbulos podem não sentir dor enquanto adormecidos

23 de dezembro de 2015 (Bibliomed). Alguns sonâmbulos não sentem dor ao sofrerem uma lesão - até mesmo uma grave - durante um episódio de sonambulismo, segundo um novo estudo. Mas sonâmbulos estão sob maior risco de dores de cabeça e enxaquecas quando estão acordados. O estudo foi publicado na edição de novembro de 2015 da revista SLEEP.

O sonambulismo afeta até 4% dos adultos, de acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono. Os pesquisadores avaliaram 100 sonâmbulos e um grupo de 100 pessoas controle com hábitos normais de sono e descobriram que os sonâmbulos foram quase quatro vezes mais propensos a sofrer dores de cabeça e 10 vezes mais propensos a sofrer de enxaquecas.

Entre os 47 que haviam sofrido pelo menos uma lesão durante o sonambulismo, 79% disseram que não sentiram dor no momento e permaneceram adormecidos apesar da lesão.

O resultado mais surpreendente foi a falta de percepção da dor durante os episódios de sonambulismo - um paciente sofreu fraturas graves após saltar de uma janela do terceiro andar, durante o sonambulismo, mas não se sentiu a dor até acordar. Outro paciente quebrou a perna enquanto dormia no telhado de sua casa e cair, mas não acordou até o amanhecer.

Fonte: Sleep, news release, November 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários