Notícias de saúde

Diminuir açúcar traz benefícios rápidos para saúde das crianças

21 de dezembro de 2015 (Bibliomed). Cortar a maior parte do açúcar da dieta de uma criança pode melhorar rapidamente a sua saúde metabólica, mesmo que a dieta ainda contenha a mesma quantidade de calorias e de hidratos de carbono como antes, sugere um novo estudo publicado na revista Obesity.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em São Francisco, avaliaram um grupo de 43 crianças obesas (com idades de 8 a 18 anos) com pelo menos um outro problema metabólico para uma dieta de nove dias que restringiu severamente a ingestão de açúcar, mas substituiu os  açúcares adicionados por alimentos ricos em amido para manter o consumo de calorias e carboidratos das crianças. Os pesquisadores forneceram aos participantes do estudo nove dias de alimentos, incluindo todos os lanches e bebidas.

As crianças consumiram a mesma quantidade de hidratos de carbono, mas a sua ingestão total de açúcar na dieta diminuiu de 28 de 10% . Os pesquisadores descobriram que depois de apenas nove dias na dieta com restrição de açúcar, praticamente todos os aspectos da saúde metabólica dos participantes melhorou sem uma mudança significativa no peso. A pressão arterial começou a tender para o normal, e os níveis de triglicérides e de colesterol de lipoproteína de baixa densidade diminuíram. A glicemia de jejum diminuiu 5 pontos, e os níveis de insulina foram reduzidos em um terço.

Segundo os autores, este estudo mostra definitivamente que o açúcar é metabolicamente prejudicial não por causa de suas calorias ou seus efeitos sobre o peso, e sim apenas por se tratar do açúcar.

Fonte: Obesity. DOI: 10.1002/oby.21371

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários