Notícias de saúde

Plástica no rosto nem sempre melhor a autoestima

18 de dezembro de 2015 (Bibliomed). As cirurgias olásticas de rosto (Face-lifts) parecem contribuir pouco para aumentar a autoestima, de acordo com um estudo publicado na revista JAMA Facial Plastic Surgery.

Os autores do estudo se concentraram em 59 pacientes submetidos a um face-lift em um único centro médico entre julho e outubro de 2013. Nenhum dos pacientes sofria de qualquer desfiguração facial grave - seu objetivo era alcançar uma aparência mais jovem. Testes de autoestima aplicados antes da cirurgia avaliaram inúmeras medidas do senso de autoestima do paciente, incluindo sentimentos de competência e / ou fracasso. Com uma pontuação máxima de 30, a nota média foi de pouco mais de 24, embora alguns pacientes tiveram uma nota tão baixa quanto 14, e outros atingiram o valor máximo de 30.

Os pesquisadores foram capazes de reavaliar 50 dos pacientes seis meses após a cirurgia. Todos, exceto dois eram mulheres, com uma idade média de 58 anos. Os pacientes disseram que seu face-lift tinha tornado sua aparência em quase nove anos mais jovens. E aqueles com menores escores de autoestima antes da cirurgia tiveram, de fato, um aumento em sua pontuação pós-cirurgia.

Mas aqueles com escores pré-cirúrgicos de autoestima altos, na verdade, viram a sua pontuação diminuir após o face-lift, enquanto que os escores médios pré-cirurgia permaneceram  mais ou menos constantes.

Fonte: JAMA Facial Plast Surg. Published online October 29, 2015. doi:10.1001/jamafacial.2015.1460

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários