Notícias de saúde

Bullying sobre peso leva meninas a distúrbios alimentares

16 de dezembro de 2015 (Bibliomed). Provocar meninas falando acerca de seu peso pode causar danos permanentes à sua autoimagem e pode aumentar o risco de transtornos alimentares, sugere um novo estudo.

Segundo um novo estudo realizado na University of Houston, o status do peso pode ser uma questão mais sensível para as crianças que eustão com sobrepeso ou obesas, e ser provocado sobre isso pode levar a uma reação mais forte a partir delas, em oposição às crianças que não estão com sobrepeso ou obesas. O estudo foi publicado na revista Journal of Early Adolescence.

A pesquisa incluiu 135 meninas negras e hispânicas de cerca de 11 anos de idade que estavam acima do peso ou obesas. Oitenta e um por cento das meninas eram obesos. Todas elas disseram que estavam descontentes com seu peso corporal e que desejavam estarem mais magras.

Cinquenta e dois por cento das meninas disseram que tinham sido objeto de brincadeiras  sobre seu peso por outras meninas. Sessentapor cento disseram que tinham sido provocadas por meninos, e algumas disseram que tinham sido provocadas por irmãos, a pesquisa revelou.
A provocação parecia desencadear comportamentos alimentares ainda menos saudáveis ​​nas meninas, os pesquisadores descobriram.

Setenta por cento das que foram provocadas começaram a cortar ou pular refeições, fazer dieta ou passavam fome para perder peso, mostrou o estudo. Os pesquisadores também descobriram que 12% evoluíam com uma compulsão alimentar seguida de vômitos forçados; 33% relataram comer porque estavam tristes ou entediadas (reação emocional).

Os resultados deste estudo poderão orientar os educadores de saúde e profissionais para projetar intervenções para ensinar estratégias de enfrentamento a essas crianças para ajudá-los a lidar com provocações de colegas relacionadas ao peso; os resultados também apoiam as políticas sociais de nenhuma tolerância de provocação relacionadas ao peso, particularmente em ambientes escolares.

Fonte: University of Houston, news release, Nov. 10, 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários