Notícias de saúde

Acupuntura melhora a marcha de idosos com Parkinson

15 de dezembro de 2015 (Bibliomed). Para pacientes com doença de Parkinson (DP), a acupuntura está associado à melhora da função de marcha, de acordo com um estudo publicado na edição de outubro do Journal of the American Geriatrics Society.

Pesquisadores examinaram os efeitos imediatos da acupuntura sobre a função da marcha em 27 pacientes ambulatoriais com DP. Os pontos de acupuntura utilizados foram as pernas, braços bilaterais, região posterior do pescoço e costas, bilateralmente. Agulhas de acupuntura foram inseridas perpendicularmente à superfície da pele a uma profundidade de 10 mm. Um ritmograma foi usado para medir a função de marcha.

Os pesquisadores observaram aumentos significativos na velocidade da marcha, comprimento do passo, força de reação do solo e cadência do passo após a acupuntura. Efeitos adversos relacionados ao tratamento não foram relatados.

Segundo os autores, a acupuntura pode ser uma maneira segura para diminuir distúrbios da marcha . Mais estudos sobre um determinado período de tratamento de acupuntura, bem como estudos comparativos controlados para excluir o efeito placebo são necessários.

Fonte: Journal of the American Geriatrics Society. Volume 63, Issue 10, pages 2189–2190, October 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários