Notícias de saúde

Trabalhos com maior exigência associados a risco aumentado de derrame cerebral

11 de dezembro de 2015 (Bibliomed). A exposição ao trabalho de alta exigência está associado com um risco aumentado de acidente vascular cerebral (derrame cerebral), especialmente em mulheres, de acordo com uma pesquisa publicada online na revista Neurology.

Pesquisadores da Universidade de Southern Medical na China, e seus colegas realizaram uma pesquisa bibliográfica para identificar estudos de coorte prospectivos com dados sobre estresse no trabalho e o risco de acidente vascular cerebral.

Com base em seis estudos prospectivos (138.782 participantes), os pesquisadores descobriram que os trabalhos de alta exigência foram associados ao aumento do risco de acidente vascular cerebral (risco relativo [RR], 1,22) em comparação com trabalhos de baixa exigência. Para acidente vascular cerebral isquêmico o resultado foi mais acentuado (RR, 1,58). Embora o risco de acidente vascular cerebral foi significativo em mulheres (RR, 1,33;) e não significativo nos homens (RR, 1,26), a diferença de risco em subgrupos de sexo foi não significativa.

Segundo os autores, mais estudos são necessários para confirmar se intervenções destinadas a reduzir o estresse no trabalho são capazes de diminuir o risco de acidente vascular cerebral.

Fonte: Neurology 10.1212/WNL.0000000000002098

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários