Notícias de saúde

Exercícios de alta intensidade podem ser benéficos para adolescentes

26 de novembro de 2015 (Bibliomed). Benefícios para a saúde dos adolescentes podem ser obtidos ​​com apenas oito a 10 minutos de exercícios de alta intensidade, de acordo com um estudo publicado na revista American Journal of Physiology: Heart and Circulatory Physiology.  

Pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, e seus colegas avaliaram sete meninos e seis meninas, com idades entre 13 e 14, e que fizeram seis sessões de exercícios de alta intensidade durante duas semanas. Os adolescentes realizaram os exercícios fazendo ciclismo em alta velocidade por um minuto seguido por uma pausa de 75 segundos. Eles começaram repetindo esse padrão oito vezes durante cada sessão de exercício. Até o final da segunda semana, os adolescentes tinham realizado até 10 “explosões” de um minuto de atividade por sessão.

Os pesquisadores descobriram que o programa de treinamento melhorou a variabilidade da frequência cardíaca e a função endotelial dos adolescentes, sem melhorias na tradicionais fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Assim, poderia ser obtido mais sucesso ao se incentivar os adolescentes a dedicar um tempo mais curto para melhorar a sua saúde através da realização de exercícios de alta intensidade. Esta é uma descoberta importante, mas são necessários mais estudos futuros. O próximo passo seria confirmar estes resultados em mais participantes, especialmente os grupos que estão sob maior risco de doença cardiovascular futura.

Fonte: American Journal of Physiology - Heart and Circulatory Physiology Published 15 September 2015 Vol. 309 no. 6, H1039-H1047 DOI: 10.1152/ajpheart.00360.2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários