Notícias de saúde

Terapia cognitivo-comportamental pode ser feita pela Internet?

24 de novembro de 2015 (Bibliomed). A Internet tornou possível para as pessoas que trabalhassem e estudassem de suas casas.  Agora, novas pesquisas sugerem que um grampo de cuidados de saúde mental também pode ser dirigido ao seu computador.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma mistura de duas disciplinas que tem como objetivo ajudar uma pessoa a melhorar a forma como ele ou ela pensa sobre os problemas e solução de seus problemas, e, ao mesmo tempo, combater comportamentos pouco saudáveis.

Até agora, as versões através da Internet da TCC continuam a ser raras, com alguns programas-piloto em curso em Toronto, Ohio e Kentucky.

Mas poderiam a depressão, ansiedade e/ou o estresse emocional desencadeados por doença física serem tratados tão bem online quanto face-a-face? Os resultados de um novo estudo acerca deste problema foram publicados na edição de novembro de 2015vda revista Canadian Medical Association Journal.

O estudo verificou que, quando é oferecido, a terapia geralmente se centra na solução de metas específicas de um paciente, e, portanto, geralmente representar um risco em curto prazo. Alguns serviços são gratuitos; outros têm um custo. A terapia on-line pode ou não pode ser complementada por sessões presenciais com um terapeuta.

Porém, com base na sua avaliação, os autores do estudo determinaram que a terapia on-line pode ajudar com a ansiedade, depressão e estresse emocional relacionados à doença tanto quanto, se não mais, do que as intervenções normais face-a-face. Os pesquisadores também observaram que o tratamento pela Internet pode ser útil para pessoas que são tímidas ou relutantes em falar diretamente com um profissional.

Os autores do estudo também disseram que a terapia cognitiva através da Internet poderia ajudar alguns a pacientes a minimizar alguns dos custos envolvidos. Os autores advertiram que a maioria dos estudos por eles considerados apenas acompanharam pacientes por períodos relativamente curtos - variam de oito semanas a dois anos - após a terapia. Ainda, os autores advertiram que a terapia pela Internet pode não ser apropriada para pacientes que lutam com uma doença mental grave.

Fonte: November 2015 Canadian Medical Association Journal

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários