Notícias de saúde

Psoríase aumenta o risco de depressão

19 de novembro de 2015 (Bibliomed). Independentemente da gravidade, os pacientes com psoríase enfrentam um elevado risco para depressão, sugere nova pesquisa. Os resultados foram publicados na revista JAMA Dermatology.

Investigadores New York University School of Medicine em Nova York revisaram os dados de 12.382 homens e mulheres coletados entre 2009 e 2012 pelo U.S. National Health and Nutrition Examination Survey. Os participantes tinham 18 anos ou mais, e todos responderam perguntas detalhadas sobre qualquer história de psoríase. Qualquer história recente de depressão também foi anotada.

Depois de identificar a psoríase entre quase 3% dos entrevistados e depressão maior entre quase 8%, a equipe descobriu que quase 17% dos pacientes com psoríase também tinham depressão. Embora não fosse possível determinar o que surgiu  primeiramente, a equipe de investigação concluiu que ter psoríase foi significativamente associada com ter também depressão maior. E os pesquisadores também observaram que pacientes deprimidos com psoríase eram mais propensos a ser funcionalmente prejudicados do que indivíduos deprimidos sem psoríase.

No entanto, os pesquisadores salientaram que só pode descrever como uma associação, não um efeito causal direto. Mais estudos são necessários para avaliar esta possível ocorrência.

Fonte: JAMA Dermatol. Published online September 30, 2015. doi:10.1001/jamadermatol.2015.3605 

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários