Notícias de saúde

Cotovelo de tenista pode se curar sem fisioterapia

14 de outubro de 2015 (Bibliomed). A maioria das pessoas com cotovelo de tenista consegue se recuperar sem injeções de esteroides e fisioterapia, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Noruega.

Em seu estudo, publicado recentemente na revista BMC Musculoskeletal Disorders, os pesquisadores analisaram os resultados de 177 pacientes noruegueses com aparecimento recente de dor de tipo cotovelo de tenista.

Os sintomas de cotovelo de tenista incluem dor causada por danos aos tendões do antebraço. Muitas vezes, isso acontece pelo uso repetitivo, como com o tênis, golfe ou carpintaria.

Os pacientes neste estudo tinham experimentado os sintomas por até três meses. Cada um foi atribuído aleatoriamente a um dos três grupos: ou nenhum tratamento, exceto para drogas, como naproxeno; fisioterapia de 12 sessões, juntamente com duas injeções de corticosteróides para reduzir a inflamação; ou 12 sessões de fisioterapia e duas injeções de placebo.

Os pacientes foram submetidos a terapias por seis semanas, e eles foram acompanhados por um ano. No final desse período, 157 pessoas haviam completado o estudo.

No geral, a melhora com a fisioterapia mais injeção de placebo ou injeção de esteroides foi quase o mesma do que com nenhum tratamento. Para três quartos dos pacientes, a dor do cotovelo tinha desaparecido após um ano, independentemente de qual grupo em que estavam.

Mas, pelo menos, um quarto deles ainda tinha sintomas após um ano.

Fonte: 2015, BMC Musculoskeletal Disorders, online

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários