Notícias de saúde

Redes sociais podem afetar o comportamento psíquico de jovens

18 de setembro de 2015 (Bibliomed). Os adolescentes que frequentemente usam as mídias sociais são mais propensos a dizer que lutam com problemas de saúde mental, de acordo com pesquisa publicada na edição de julho da revista Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking.

Pesquisadores do departamento de epidemiologia do Ottawa Public Health, analisaram parte de uma pesquisa de saúde juvenil que registrou respostas de 753 estudantes e que estavam matriculados em escolas de Ottawa com idade média de 14 anos. Pouco mais de um quarto deles disseram acessar sites de redes sociais para mais de duas horas por dia, enquanto que cerca de um quinto disse que nunca o fazia ou fazia raramente. Mais de metade (54%) disseram que visitou esses sites, mas por duas horas ou menos por dia.

Os autores do estudo verificaram que os adolescentes que acessaram sites duas ou mais horas por dia eram mais propensos a descrever sua saúde mental como "ruim" e menos propensos a ter as suas próprias necessidades percebidas de apoio à saúde mental como sendo abordadas. O alto uso de redes sociais também foi ligado a um maior risco de sofrimento psíquico e uma maior probabilidade de ter pensamentos suicidas.

Os investigadores acreditam que parte do problema reside no anonimato das redes sociais, o que aumenta o risco de cyberbullying. Esses sites também incentivam os adolescentes a se comparar com os outros, ao tornar o álcool e cigarros mais atraentes e acessíveis.

Fonte: Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking. July 2015, 18(7): 380-385.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários