Notícias de saúde

Adolescentes obesas usam menos anticoncepcionais

13 de agosto de 2015 (Bibliomed). A obesidade está associada com o uso menos frequente e menos consistente de contraceptivos entre meninas sexualmente ativas de 18 a 19 anos de idade, de acordo com pesquisa publicada online 01 de julho na revista The Journal of Pediatrics.

Pesquisadores da Universidade de Michigan em Ann Arbor e colegas realizaram um estudo longitudinal dos dados entre garotas jovens de 18 a 19 anos de idade para examinar a associação entre o estado de peso e comportamentos sexuais específicos. As participantes registraram práticas sexuais, incluindo o uso de anticoncepcionais, em uma agenda semanal.

Os pesquisadores descobriram que a proporção de semanas em que as garotas adolescentes relataram relação sexual teve a média de 52%, sem diferença de acordo com o status do peso. Entre semanas em que a atividade sexual foi relatada, a proporção de semanas com utilização de qualquer contraceptivo foi significativamente menor para meninas adolescentes obesas (84%) em comparação com as adolescentes de peso normal (91%). Entre semanas em que foram notificados a atividade sexual e o uso de contraceptivos, a proporção de semanas com o uso consistente de contraceptivos foi significativamente menor para meninas adolescentes obesas (68%) do que para as meninas adolescentes de peso normal (78%); o mesmo padrão foi observado para uso de pílula contraceptiva oral (27 contra 45%).

Assim, neste estudo longitudinal, as garotas adolescentes obesas eram menos propensos a usar contracepção, e menos propensas a usá-lo de forma consistente quando comparadas com os seus pares de peso normal, escrevem os autores. Os resultados sugerem que a obesidade pode ser um fator importante associado com o comportamento sexual das adolescentes.

Fonte: The Journal of Pediatrics. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.jpeds.2015.05.038

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários