Notícias de saúde

Nova esperança para mulheres que sofrem com a fibromialgia

11 de agosto de 2015 (Bibliomed). O tratamento em câmara hiperbárica em ambiente rico em oxigênio (OHB) pode trazer o alívio da dor e de outros sintomas para mulheres com fibromialgia. É que revela um estudo publicado online em 26 de maio de 2015 na revista PLoS ONE.

O novo estudo foi um ensaio clínico prospectivo, controle ativo, cruzado e incluiu 60 mulheres que tinham sido diagnosticados com fibromialgia, pelo menos dois anos antes. Os pacientes foram divididos aleatoriamente em grupos para tratamento e cruzados. Os pacientes do grupo tratado foram avaliados no início e após OHB. Os pacientes do grupo-controle cruzado foram avaliados no início do estudo, após um período de controle sem tratamento, e após OHB. As mulheres foram submetidas a 40 tratamentos de oxigenoterapia hiperbárica por mais de dois meses. Os tratamentos foram administrados cinco vezes por semana, e cada sessão teve a duração de 90 minutos. Durante o tratamento, os pacientes respiraram oxigênio a 100 %, pressurizado a duas vezes a pressão atmosférica normal.

Os pesquisadores descobriram que a OHB em ambos os grupos levou a uma melhoria significativa de todos os sintomas da fibromialgia e qualidade de vida. As varreduras do cérebro dos pacientes mostraram que dois meses de terapia com oxigênio hiperbárico pode também ter reparado a atividade anormal do cérebro em áreas relacionadas com a dor, disseram os pesquisadores. Nenhuma melhoria em qualquer um dos parâmetros foi observada a seguir ao período de controle, observaram.

Segundo os autores, a boa correspondência entre as melhorias fisiológicas e as alterações na funcionalidade do cérebro tornam os resultados particularmente convincentes.

Fonte: PLoS ONE. DOI: 10.1371/journal.pone.0127012

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários