Notícias de saúde

Portadores de marca-passos devem manter distância de smartphones

07 de agosto de 2015 (Bibliomed). Smartphones devem ser mantidos uma distância segura de dispositivos cardíacos implantados, como marca-passos e desfibriladores, pela rara possibilidade de ocorrer algum tipo de  interferência, de acordo com uma nova pesquisa. Os resultados foram apresentados na reunião conjunta da European Heart Rhythm Association of the European Society of Cardiology and Cardiostim, realizada de 21 a 24 junho de 2015 em Milão, Itália.

Os pesquisadores acompanharam os efeitos de smartphones em 308 pacientes com um dispositivo cardíaco implantado. Os participantes foram expostos ao campo eletromagnético de três smartphones comuns: o Samsung Galaxy 3; Nokia Lumia; e HTC One XL. Estes telefones foram colocados sobre a pele do paciente diretamente sobre o seu dispositivo cardíaco. Depois de ser ligado a um dispositivo de comunicação de rádio que funciona como uma estação de rede móvel, os pesquisadores analisaram como as atividades tais como estabelecimento de chamadas, tocar, conversar, e desligar afetaram os dispositivos cardíacos. Eletrocardiogramas foram continuamente registrados.

Após a realização de mais de 3.400 testes, os pesquisadores descobriram que apenas um dos pacientes foi afetado por interferências causadas por smartphones. Essa pessoa tinha uma imagem compatível com desfibrilador implantado, que interpretou mal as ondas eletromagnéticas a partir dos smartphones da Nokia e da HTC. As novas descobertas sugerem que a interferência entre os smartphones e dispositivos cardíacos é incomum; no entanto, podem ​​ocorrer; assim, as atuais recomendações de que se deve manter uma distância segura do aparelho telefônico deve ser obedecida.

Fonte: European Society of Cardiology. Press release. June 22, 2015                                   

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários