Notícias de saúde

Uso de remédio para dormir pode levar a acidentes automobilísticos

28 de julho de 2015 (Bibliomed). O uso de medicamentos indutores do sono aumenta o risco de acidentes automobilísticos entre os novos usuários em comparação com não usuários, com o risco se mantendo por até um ano entre usuários regulares. Estas são as conclusões de um novo estudo publicado online pela revista American Journal of Public Health.

Pesquisadores norte-americanos examinaram registros de prescrição de medicamentos e registros de acidentes de trânsito de 409.171 motoristas no estado de Washington. Os participantes foram acompanhados até a morte, deixarem de usar medicamentos, ou até o  final do estudo. A trazodona foi o medicamento mais comumente prescritos, seguido por temazepam e zolpidem.

Dos três medicamentos, o temazepam parecia ter o menor risco de acidentes. No geral, o risco de cidentes de trânsito relacionados ao uso desses sedativos foi semelhante ao risco de acidentes relacionadoa com a condução alcoolizado, disseram os pesquisadores.

Os riscos associados com medicamentos indutores do sono são conhecidos há algum tempo, embora este estudo mostra algumas consequências reais. Assim, segundo os pesquisadores, os médicos, farmacêuticos e pacientes devem discutir este risco potencial ao selecionar uma medicação de indução do sono, disseram os pesquisadores.
Fonte: American Journal of Public Health. doi: 10.2105/AJPH.2015.302723

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários