Notícias de saúde

Consumo de gorduras trans piora a memória

23 de julho de 2015 (Bibliomed). O consumo de gorduras trans pode afetar negativamente a memória, de acordo com resultados de pesquisa publicados online na revista PLoS ONE em junho de 2015.

No estudo, os pesquisadores avaliaram dados de 645 homens saudáveis ​​que foram convidados a preencher um questionário alimentar e participar em um teste de memória. O teste envolveu um conjunto de 104 cartas, cada uma com uma palavra. Os homens tinham de dizer se cada palavra era nova ou se ele tinha sido mostrada a eles antes.

Em média, os homens com 45 anos ou menos recordaram 86 palavras. Mas, para cada grama adicional de gorduras trans consumidas diariamente, seu desempenho caiu em 0,76 palavras, revelou o estudo. Homens cuja dieta diária continham cerca de 16 gramas de gorduras trans recordaram 12 menos palavras corretamente, enquanto que os homens que consumiam até 28 gramas de gorduras trans diariamente lembraram cerca de 21 menos palavras.

Em 16 de Junho de 2015 o Food and Drug Administration dos Estados Unidos determinou que os óleos parcialmente hidrogenados não sejam mais " reconhecidos como seguro, de um modo geral. As empresas têm até 18 de junho de 2018, quer para reformular os seus produtos e remover todos os óleos parcialmente hidrogenados, ou apresentar uma petição ao FDA para permitir usos específicos dos óleos, anunciou a agência.

Fonte: PLoS ONE. DOI: 10.1371/journal.pone.0128129

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários