Notícias de saúde

Atos de bondade ajudam no tratamento da ansiedade social

21 de julho de 2015 (Bibliomed). O transtorno de ansiedade social leva as pessoas a se sentirem ameaçadas ou ansiosas sobre se relacionarem com os outros. É mais do que apenas ser tímido. O distúrbio pode fazer as pessoas se sentirem tão desconfortáveis que eles evitam socializar inteiramente para evitar a angústia ou um possível constrangimento.

Mas agora, uma nova pesquisa da Simon Fraser University in Burnaby, Canadá,  observou que as pessoas com ansiedade social que realizam boas ações podem ter menos problemas para relaxar e interagir com os demais indivíduos.

O estudo de quatro semanas envolveu 115 alunos de graduação com altos níveis de ansiedade social. Os alunos foram divididos aleatoriamente em três grupos. O primeiro grupo foi orientado a realizar atos de bondade, como lavar os pratos de um companheiro de quarto, roçar o gramado de um vizinho, ou doar para uma instituição de caridade. O segundo grupo foi exposto interações sociais, mas instruído a não se envolver em boas ações. O terceiro grupo gravou o que aconteceu diariamente, mas estes participantes não receberam quaisquer instruções específicas sobre como interagir com os outros.

O estudo revelou o grupo que se envolveu em atos de bondade teve a maior redução no seu desejo de evitar interações sociais. Isso era especialmente verdadeiro durante a primeira parte da intervenção.

Os pesquisadores concluíram que as boas obras são uma ferramenta valiosa para ajudar as pessoas com ansiedade social a interagirem com os outros mais facilmente, aliviando a ansiedade e os temores de uma possível rejeição.

Fonte: Springer, news release, July 1, 2015.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários