Notícias de saúde

Apneia obstrutiva pode estar relacionada à depressão em homens

09 de julho de 2015 (Bibliomed). Homens com apneia obstrutiva do sono parecem ter um risco maior de depressão, sugere uma nova pesquisa. Os resultados foram apresentados no encontro anual da American Thoracic Society, realizada de 15 a 20 de maio em Denver, Colorado.

Carol Lang e colegas pesquisadores australianos avaliaram 857 homens para o estudo, com idades que variaram de 35 a 83 anos, e a idade média foi de 60 anos. Durante o período de estudo de cinco anos, os homens foram avaliados duas vezes para depressão. Eles foram submetidos a estudos de laboratório do sono para avaliar se tinham apneia obstrutiva do sono.

Homens com apneia obstrutiva do sono grave não diagnosticada tinham mais do que o dobro do risco de depressão em comparação com aqueles sem apneia do sono, segundo os autores. Homens que tinham tanto a apneia grave não diagnosticada como sonolência diurna excessiva apresentaram um risco ainda maior de depressão.

Não se pode explicar por que essas condições parecem estar ligados. Muitos dos sintomas da apneia obstrutiva do sono e depressão se sobrepõe, como cansaço, fadiga, sonolência diurna, baixa vitalidade e falta de concentração. As duas condições também compartilham alguns fatores de risco comuns, tais como o avanço da idade.

Fonte: American Thoracic Society Annual Meeting

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários