Notícias de saúde

Camomila poderia aumentar a expectativa de vida?

22 de junho de 2015 (Bibliomed). A erva camomila é bastante utilizada em medicina alternativa, e os profissionais muitas vezes a recomendam para tratar problemas de estômago e cólicas. Mas um novo estudo sugere que o consumo de camomila poderia estar ligado a uma vida mais longa para algumas mulheres, sugere nova pesquisa.

O estudo, financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, constatou que entre as mulheres mexicano-americanas que consumiram camomila, o risco de morte durante o período do estudo foi reduzido em cerca de 28%.

Os investigadores examinaram os resultados de quase 1.700 pessoas mexicano-americanas do sudoeste dos Estados Unidos. Todas tinham mais de 65 anos, e foram monitoradas de 2000 a 2007. Cerca de 14% dos participantes relataram o uso de camomila, de acordo com o estudo.

Quando os pesquisadores ajustaram as estatísticas para levar em  conta fatores como idade, tabagismo e condições crônicas de saúde, verificou-se que as chances de morrer durante o período do estudo foram reduzidos em pouco mais de um quarto em mulheres que usaram camomila. O uso da camomila não parece afetar a vida útil em homens, segundo o estudo.

O estudo concluiu que beber chá de camomila é benéfico para a saúde das mulheres mexicanos-americanas. No entanto, o estudo só mostrou evidências de uma possível ligação entre camomila e vida útil mais longa. Ele não prova uma relação de causa e efeito.

A pesquisa foi publicada recentemente na revista The Gerontologist.

Fonte: The Gerontologist, April 29, 2015.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários