Notícias de saúde

Problemas periodontais estão ligados à inflamação na próstata

 08 de junho de 2015 (Bibliomed). Tratar a doença das gengivas pode ajudar a reduzir os sintomas da inflamação da próstata, os quais podem tornar difícil a micção, sugere um novo estudo.

A doença das gengivas (problemas chamados de periodontais) afeta mais do que a boca. Ela também pode provocar a inflamação em outras partes do corpo, segundo os autores do estudo. Pesquisas anteriores na Univerisdade Case Western nos Estados Unidos tinham encontrado uma ligação entre a doença das gengivas e óbitos fetais, doenças cardíacas e artrite reumatoide. Além disso, outras pesquisas já haviam mostrado uma ligação entre a doença das gengivas e a inflamação da próstata - chamada prostatite.

O estudo incluiu 27 homens, 21 anos e mais velhos, que tinham prostatite e doença das gengivas de moderada a grave. Os homens foram submetidos a tratamento para as doença das gengiva e apresentaram melhora significativa em quatro a oito semanas, disseram os autores do estudo. Os homens não receberam nenhum tratamento para sua prostatite, mas os sintomas da condição melhoraram em 21 dos 27 deles após a sua doença gengival ter sido tratada, de acordo com o estudo publicado recentemente na revista Dentistry.

Segundo os autores do estudo, os resultados indicam que, ao se tratar a doença das gengivas, pode-se melhorar os sintomas da prostatite e da qualidade de vida para aqueles que têm a doença.

Fonte: Case Western Reserve University, News release, 13 de maio de 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários