Notícias de saúde

Fumantes tem mais complicações após cirurgias de câncer de próstata

01 de junho de 2015 (Bibliomed). Indivíduos fumantes e ex-fumantes têm mais complicações de cirurgias para alguns cânceres relacionados com doenças da área de urologia, de acordo com uma nova pesquisa.

Mas, apesar de ex-fumantes terem um risco mais elevado de complicações do que não-fumantes, o estudo também descobriu que parar de fumar por um tempo tão pequeno quanto um ano antes da cirurgia poderia melhorar significativamente os resultados da cirurgia.

Um novo estudo avaliou os casos de pouco mais de 9.000 pacientes submetidos à cirurgia para câncer de próstata, bexiga ou rins 2005-2011. Os pesquisadores descobriram que os fumantes eram mais propensos a sofrer de complicações pulmonares e renais após a cirurgia de próstata. Os fumantes também foram mais propensos a ficar mais tempo internados no hospital após a cirurgia de próstata.

Já o hábito de fumar não parece aumentar o risco de complicações da cirurgia de câncer de bexiga ou rins. Ainda assim, pacientes com câncer de bexiga que fumavam quando da cirurgia eram mais propensos a necessitar de uma cirurgia complementar posterior. E aqueles que já fumaram tiveram um maior risco de voltar ao hospital para serem internados. Pacientes com câncer de próstata, entretanto, parecem ter se beneficiado se viessem a parar de fumar por um período tão curto quanto um ano antes da cirurgia.

Segundo os pesquisadores, estes resultados devem proporcionar motivação para todos os pacientes virem a parar de fumar antes de serem submetidos a uma cirurgia importante. Fica claro que eles podem esperar melhores resultados com menos complicações se assim o fizerem.

Os achados do estudo foram apresentados em maio de 2015 no congresso American Urological Association, em Nova Orleans, Estados Unidos.

Fonte: American Urological Association meeting 2015, New Orleans

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários