Notícias de saúde

Exercícios não corrigem danos de uma dieta ruim

28 de maio de 2015 (Bibliomed). Embora a atividade física seja importante para a saúde, uma dieta saudável é essencial para a perda de peso - e o exercício físico regular não vai compensar uma dieta rui. Um editorial publicado no número de 22 de abril de 2015 pelo British Journal of Sports Medicine analisa a questão da dieta versus exercício para o emagrecimento.

Os autores observam que as calorias do açúcar promovem o armazenamento de gordura e a  fome, enquanto calorias obtidas de gordura induzem a saciedade. Uma recente análise econométrica da disponibilidade de açúcar revela que para cada 150 calorias em excesso de açúcar contra gorduras ou proteína, houve um aumento de 11 vezes na prevalência de diabetes tipo 2; este aumento foi independente do peso e nível de atividade física. A intervenção mais eficaz para reduzir as características da síndrome metabólica é a restrição de carboidratos na dieta.

Além disso, estudos recentes sugerem que a adaptação crônica a uma dieta com elevado teor de gorduras e baixo carboidrato induz a altas taxas de oxidação de gordura durante o exercício, tornando desnecessária a ingestão de carboidratos. Preocupações crescentes sugerem que atletas resistentes à insulina podem estar em risco de desenvolver diabetes tipo 2, se continuarem a ingerir dietas muito ricas em carboidratos.

Mudar as opções de escolha de alimentos para opções saudáveis  terá um impacto muito maior sobre a saúde da população do que o aconselhamento ou educação, escrevem os autores.  A escolha saudável deveria se tornar a escolha mais fácil.

Fonte:  Br J Sports Med doi:10.1136/bjsports-2015-094911. Texto completo

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários