Notícias de saúde

Cuidados paliativos precoces aumentam sobrevida no câncer avançado

21 de maio de 2015 (Bibliomed). O início precoce das intervenções de cuidados paliativos melhora a sobrevida e o esforço exigido do cuidador do câncer avançado, de acordo com dois estudos publicados na revista Journal of Clinical Oncology.

Pesquisadores da Universidade de Alabama examinaram o efeito do início precoce versus tardio de uma intervenção de cuidados paliativos para 122 cuidadores de 207 pacientes com câncer avançado. Os cuidadores foram randomizados para receber sessões de treinamento telefônico, acompanhamento mensal, e uma ligação telefônica de luto precoce após a inscrição ou após três meses. Os pesquisadores descobriram que diferenças entre os grupos nos escores de depressão para a inscrição após três meses favoreceu o grupo precoce. Não foram observadas diferenças na qualidade de vida (QV) ou estresse. Houve diferenças entre os grupos, relativos à depressão e estresse, que favoreceram o grupo precoce.

Os autores acreditam que se os cuidados paliativos faz a diferença para os pacientes e cuidadores familiares, e se mais cedo é melhor, não se deve aguardar para iniciar esta intervenção.

Fonte: Journal of Clinical Oncology. DOI 10.1200/JCO.2014.58.7824

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários