Notícias de saúde

Estilo de vida saudável antes do diagnóstico melhora a sobrevida no câncer de cólon

18 de maio de 2015 (Bibliomed). Os pacientes portadores de um câncer de cólon parecem ter uma melhor chance de sobrevivência se já estiverem praticando hábitos de vida saudáveis antes do diagnóstico, do câncer. Isso é o que indicam os resultados de um novo estudo publicado na revista BMG Medicine.

As taxas de sobrevivência para o câncer de cólon variam muito, mesmo entre os pacientes que têm tumores semelhantes e recebem o mesmo tratamento. Tem sido sugerido que os fatores de estilo de vida, antes e após o diagnóstico do câncer do cólon desempenham um papel na sobrevivência, de acordo com os autores do estudo.

O estudo incluiu dados de mais de 520 mil pessoas em 10 países europeus. Sua saúde foi acompanhada por uma média de seis anos. Durante esse tempo, quase 3.300 dos participantes foram diagnosticados com câncer de cólon. Os pacientes receberam pontuação com base em como seguiram as orientações de estilo de vida saudáveis em áreas tais como a dieta, atividade física e controle do peso.

Os resultados revelaram que ter um peso saudável e um alto consumo de alimentos de origem vegetal foram mais fortemente relacionados à sobrevivência. Os investigadores também descobriram que mulheres que amamentaram seus bebês tinham uma melhor chance de sobrevivência do que aquelas que não amamentaram. Esta correlação já foi encontrada no câncer de mama, mas esta é a primeira vez que ela foi vista no câncer de cólon.

A nova pesquisa apoia a ideia de que um estilo de vida saudável de uma pessoa antes do diagnóstico melhoram as chances de sobrevivência. No entanto, não se sabe se adotar hábitos de vida saudáveis após o diagnóstico de câncer de cólon pode melhorar as chances de sobrevivência dos pacientes. Mais pesquisas são necessárias para descobrir se esse é o caso.

Fonte: BMC Medicine, news release, 6 de maio de 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários