Notícias de saúde

Estresse aumenta risco de problemas cardíacos em mulheres de meia idade

11 de maio de 2015 (Bibliomed). Até que ponto eventos traumáticos podem contribuir para problemas cardíacos graves?

Usando dados de estudo norte-americano de longo prazo conhecido como Estudo de Saúde das Mulheres, pesquisadores compararam 267 mulheres com histórico de ataques cardíacos a 281 mulheres sem uma história de ataques cardíacos que eram muito similares em idade e tabagismo.

Entre essas mulheres, eventos de vida negativos cumulativos, como o desemprego ou subemprego, doença grave ou acidente, problemas financeiros ou a morte de alguém próximo, estiveram associados com maior risco de ataque cardíaco em mulheres de meia-idade e mais velhas, com uma renda familiar anual de menos de US $ 50.000 .

As mulheres que relataram problemas financeiros sérios tiveram mais do que duas vezes de aumento no risco de ataque cardíaco, em comparação com aquelas que não tinham este tipo de problema.

Eventos traumáticos da vida - como a morte de uma criança, doença com risco de vida ou acidente da pessoa ou de um ente próximo, ou ser vítima de agressão física - foram associados com um aumento de quase 70 por cento no risco de ataque cardíaco.

Não ficou claro na pesquisa se as mulheres são mais vulneráveis ao estresse, ou se o estresse é mais comum em mulheres e pessoas com situação sócio econômica pior.

Os resultados foram publicados 29 de abril de 2015 na revista Circulation: Cardiovascular Quality and Outcome.

Fonte: Circulation: Cardiovascular Quality and Outcome, 29 de abril de 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários