Notícias de saúde

Melhor condição física é relacionada a menor risco de diabetes

08 de maio de 2015 (Bibliomed). Uma melhor aptidão cardiorrespiratória está associada a um menor risco de desenvolvimento de diabetes, independentemente das características demográficas, de acordo com um estudo publicado na revista Diabetes Care.

Pesquisadores do Johns Hopkins Ciccarone Center for the Prevention of Heart Disease em Baltimore, Estados Unidos, examinaram a associação entre aptidão física e diabetes incidente em 46.979 pacientes (idade média de 53 anos; 48 por cento das mulheres ; 27 por cento de afroamericanos) participando do Henry Ford Exercise Testing Project, e que não tinham diabetes no início do estudo. Um teste ergométrico foi utilizado para medir a aptidão física.

Verificou-se que, durante um período médio de acompanhamento de 5,2 anos, houve 6.851 novos casos de diabetes (14,6 por cento). Após o ajuste, indivíduos que atingiram pelo menos 12 equivalentes metabólicos (METs) tiveram um risco 54 por cento menor de incidência de diabetes em comparação com pacientes que alcançaram menos de seis METs. O número médio de METs obtidos foi de 9,5. A relação entre METs e menor risco de diabetes foi encontrada entre dados estratificados para idade, sexo, raça, obesidade, hipertensão e hiperlipidemia.

Segundo os pesquisadores, estudos futuros deverão examinar a associação entre a mudança na aptidão ao longo do tempo e a incidência de diabetes.

Fonte: Diabetes Care March 12, 2015. doi: 10.2337/dc14-2714

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários