Notícias de saúde

Mulheres que nasceram prematuramente são mais propensas a terem os seus próprios filhos prematuros

23 de abril de 2015 (Bibliomed). Cerca de 12% dos nascimentos nos Estados Unidos e quase 9% em regiões desenvolvidas ocorrem prematuramente. A grande maioria dos bebês prematuros sobrevivem até a idade adulta, mas o fenômeno é a principal causa de morte e complicações de saúde infantil em países industrializados.

Embora vários fatores de risco para o parto prematuro já tenham sido identificados, muitas desses partos não têm causa conhecida. Pesquisas prévias já descobriram que as mulheres que nasceram com baixo peso ao nascer, seja de prematuridade ou outras razões, também têm maiores riscos de sofrer pressão alta ou diabetes durante a gravidez.

Pesquisadores canadenses descobriram agora que as chances de ter um bebê prematuro - nascidos antes de 37 semanas de gestação – são mais de 40% maiores para as mulheres que nasceram elas próprias entre 32 e 36 semanas, independentemente de outros fatores de risco. Além do mais, quanto mais cedo na gravidez a mulher tiver nascido, maior será o risco de um destino semelhante para sua prole.

Para a nova pesquisa, foram examinados registros de saúde de cerca de 900.000 mulheres em Quebec (Canadá) que tinham tido pelo menos um bebê e divididas as mulheres em grupos: as nascidas antes de 32 semanas de gestação; entre 32 e 36 semanas; e dentro do prazo, que é de aproximadamente 40 semanas.

No geral, pouco mais de 14% das mulheres que nasceram antes de 32 semanas tiveram bebês prematuramente, assim como 13% das que nasceram entre 32 e 36 semanas. Quase 10% das mulheres nascidas a termo tiveram um parto prematuro, de acordo com o estudo.

Mais pesquisas ainda são necessárias, com o objetivo de prevenir o parto prematuro entre as mulheres que já tinham sido elas próprias prematuras durante o período de estudo.

A pesquisa foi publicada na revista Obstetrics & Gynecology.

Fonte: Obstetrics & Gynecology, março de 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários