Notícias de saúde

Infecções de ouvido são comuns, mas muitas vezes não são diagnosticadas em lactentes

22 de abril de 2015 (Bibliomed). As infecções de ouvido geralmente estão localizados no ouvido médio. Os transtornos da audição podem levar a alterações no desenvolvimento da fala e outros marcos de crescimento.

Embora a maioria dos bebês tem pelo menos uma infecção no ouvido antes que de atingir a idade de 1 ano, as infecções podem ser difíceis para que os pais a reconheçam. Um comunicado do Loyola University Health System, de Chicago, Estados Unidos, busca dar orientação a como identificar e tratar infecções de ouvido em bebês.

Os sinais de uma infecções de ouvido em bebês incluem febre, irritabilidade, falta de sono, e procurar coçar ou bater nas orelhas.

Segundo o comunicado, os antibióticos só devem ser prescritos se a infecção de ouvido não puder ser tratada sem eles. Versões pediátricas de acetaminofeno ou ibuprofeno podem proporcionar um alívio nos sintomas, mas a dosagem correta deve ser prescrita pelo pediatra ou otorrinolaringologista.

A opção de tratamento sem o uso de medicamentos é aplicar calor sobre o ouvido externo, usando calor local morno (não quente), como, por exemplo, uma compressa morna.

Caso o bebê tenha três ou quatro infecções de ouvido no período de seis meses a um ano, pode ser a hora de considerar o implante de tubos.

Os tubos, que são implantados durante um procedimento cirúrgico, fornecem ventilação e drenagem, o que ajuda a evitar o acúmulo de fluido nos ouvidos. Todo o procedimento leva cerca de 15 minutos. Os tubos normalmente permanecer no local durante seis meses a um ano, e geralmente caem por conta própria, disse ele.

Fonte: Loyola University Health System, comunicado à imprensa, março 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários