Notícias de saúde

Visita ao dentista pode ser uma oportunidade para se diagnosticar o diabetes

09 de abril de 2015 (Bibliomed). O consultório do dentista pode ser um bom lugar para rastrear pessoas para diabetes, de acordo com uma nova pesquisa publicada on-line no número de 25 de fevereiro de 2015 da revista American Journal of Public Health.

O estudo da Universidade de Nova York analisou 408 pacientes odontológicos; descobriu-se que amostras de sangue coletadas da boca durante procedimentos odontológicos para o teste de hemoglobina glicada foi 99 por cento tão preciso quanto amostras de sangue colhidas por punção digital.

Embora a triagem para diabetes em visitas ao dentista possa ajudar todas as pessoas em situação de risco para a doença, aquelas com idade de 45 anos ou mais provavelmente irão obter o maior benefício, segundo os autores do estudo.

À luz das conclusões do estudo, a visita ao dentista pode ser uma boa oportunidade para realizar o rastreamento do diabetes entre pacientes em situação de risco, aqueles não diagnosticados - um primeiro passo importante na identificação de quem precisa de mais exames para determinar o seu estatuto em relação ao diabetes.

Fonte: American Journal of Public Health, doi: 10.2105/AJPH.2014.302357

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários