Notícias de saúde

Ingerir mais fibras está associado a uma menor mortalidade global, diz estudo

13 de março de 2015 (Bibliomed). Embora estudos anteriores sugiram que a fibras na dieta possam ter efeitos benéficos na saúde, a análise dos resultados da associação entre a ingestão de fibras e uma menor mortalidade por todas as causas em estudos epidemiológicos ainda não foi demonstrada.

Por isso, foi realizada uma metanálise de estudos para avaliar quantitativamente esta associação. Este novo estudo foi publicado na revista American Journal of Epidemiology.

Dezessete estudos prospectivos (1997-2014), que tiveram um total de 67.260 mortes e 982.411 membros participantes, foram incluídos. Ao comparar pessoas com alta ingestão de fibra alimentar com pessoas cujos aportes de fibras eram menores, foi encontrada uma associação inversa e estatisticamente significativa entre a ingestão de fibras e todas as causas de mortalidade.

Houve uma redução de 10% no risco de mortalidade para cada 10 g de aumento / dia na ingestão de fibras. A estimativa combinada foi robusta em todo subgrupo e análises de sensibilidade.

O estudo, assim, concluiu que a ingestão de fibra dietética em maior quantidade  foi associada com um risco reduzido de morte. Estes resultados sugerem que a ingestão de fibras pode oferecer um potencial benefício para a saúde pública na redução de mortalidade por qualquer causa.

Fonte: Am. J. Epidemiol. (2015) 181 (2): . 83-91.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários