Notícias de saúde

Mais de 14 milhões de doenças atribuídas ao cigarro em um ano

12 de março de 2015 (Bibliomed). O tabagismo prejudica quase todos os órgãos do corpo e é uma das principais causas de doença evitável, mas as estimativas atuais de morbidade por tabagismo para os Estados Unidos são geralmente indisponíveis. Assim, foi realizado um estudo, publicado na revista médica JAMA Internal Medicine, para estimar o impacto de importantes doenças atribuíveis ao tabagismo nos Estados Unidos.

Utilizando dados de pesquisas americanas, estimou-se que 6,9 milhões de adultos tiveram um combinado de 10,9 milhões de condições médicas auto-relatadas atribuídas ao cigarro. Usando estimativas para prevalência de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, estima-se que adultos dos EUA tiveram um combinado de 14,0 milhões de condições de atribuível ao cigarro.
Estima-se que os adultos dos EUA tiveram aproximadamente 14 milhões de grandes condições médicas que eram atribuíveis ao tabagismo no ano de 2009.

 Este valor é geralmente conservador, devido à existência de outras doenças e eventos médicos que não foram incluídos nessas estimativas.

Fonte: JAMA Intern Med. 2014; 174 (12): 1922-1928.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários