Notícias de saúde

Amamentação pode ser útil para prevenir a obesidade infantil

6 de março de 2015 (Bibliomed). A curta duração do aleitamento materno pode exacerbar o crescimento infantil inicial, o que está ligado a um maior risco de obesidade na vida adulta.

Um recente estudo publicado na revista médica Pediatrics testou a hipótese de que crianças com maior risco de obesidade eram mais propensas a terem apresentado uma trajetória crescente de peso em relação à estatura quando amamentadas por períodos mais curtos. Tratou-se de um estudo prospectivo, observacional, que revisou ​​prontuários de 595 crianças. Foi medido o ganho de peso entre os  0 a 24 meses de idade.

Os seguintes fatores foram observados como risco para obesidade: IMC, educação e tabagismo durante a gravidez. Bebês de alto risco amamentados por <2 meses foram mais propensos a fazer parte de um ganho de peso crescente.

Os bebês de mais alto risco para o aumento dos padrões de peso parecem beneficiar-se de uma duração maior de aleitamento materno. Promoção do aleitamento materno e apoio a essa prática pode ser uma ação protetora contra o sobrepeso e a obesidade.

Fonte: PEDIATRICS; Vol. 135; No. 1; 01 de janeiro de 2015.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários